quinta-feira, maio 26, 2011

Tsuru

Tsuru em japonês é uma ave pernalta migratória chamada gru em português q passa as estações quentes no Japão. É uma ave muito querida e popular no Japão, tanto q o primeiro origami q qq criança aprende no Japão é justamente o tsuru. Diz a lenda q o tsuru vive mil anos e a tartaruga 10 mil anos e estes 2 animais enfeitam a mesa dos noivos na cerimônia de casamento justamente para desejar vida longa aos nubentes.
Existe um livro famoso no mundo inteiro, traduzido para várias línguas chamado Os mil grous de papel (The thousand paper cranes - não conheço tradução para o português) q conta a história de uma menina, vítima da bomba atômica de Hiroshima q enquanto viva acreditava q fazendo 1000 grous de papel (origamis de grou) ela sararia da leucemia q contraiu por causa das radiações. É um livro muito comovente q narra os últimos dias da menina e a luta para conseguir fazer os 1000 origamis de grou.
Diz-se que Sadako, não teria conseguido chegar ao fim do seu objectivo, dobrando apenas 644 grous, e que os seus amigos terão completado os 1000, enterrando-os com ela.
Hj são oferecidos no Japão em casamentos ou nascimentos como desejos de boa sorte e prosperidade, ou pendurados em casa com o mesmo fim.




Tsuru por aí...






Daqui












Míni-tsuru!Q fofo!




Móbile lindo

Como fazer um tsuru



Guirlanda de tsurus











Envelope de tsuru (Já lembrei do Clube da carta)




No site do flick há um grupo, caso você goste de Origami.É só fazer parte!


#Besitos o/

Nenhum comentário:

Pin It button on image hover