sexta-feira, junho 09, 2017

7 Vezes que Jesus disse Eu Sou

Foto by Rosa Albertí

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo”, e várias outras declarações parecidas. O que isso significa?

O Evangelho de João

O Evangelho de João é o único Evangelho que contém todas as sete declarações de “Eu sou” de Jesus, e cada uma teve um significado especial que apenas os judeus podiam entender.
Há outra afirmação “Eu sou” no Livro do Apocalipse, mas estas declarações “Eu sou” no Evangelho de João referem-se ao Antigo Testamento e também ao Reino.
Eles realmente provam que Jesus é Deus e foi o Deus do Antigo Testamento. Foi assim que o apóstolo Paulo também entendeu. Quando Deus se revelou a Moisés no arbusto ardente, Ele disse a Moisés: O nome dele é “EU SOU” e “Diga isso ao povo de Israel:” EU SOU me enviou” (Ex 3:14b).
EU SOU significa o auto-existente e sempre “será”, ao contrário de nós que, não existia. Somente depois do nascimento surgimos, e somos seres humanos, finitos, mas Deus é e sempre foi, já que ele habita a eternidade.
Paulo reconheceu que no antigo Israel “todos bebiam a mesma bebida espiritual. Pois eles beberam da Rocha espiritual que os seguiu, e a Rocha era Cristo” (1 Cor 10:4), o que explica por que Jesus poderia dizer com autoridade: Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58
Os judeus sabiam o que Jesus queria dizer e por isso tentaram apedrejá-Lo, mas Jesus se escondeu deles porque não era Seu tempo (João 8:59), então Jesus estava diante de Abraão. Como nós, houve um tempo em que Abraão não existia, então Jesus lhes diz diretamente que Ele existia antes de Abraão, portanto, por aplicação, Ele deve ser Deus (e Ele é!).

Eu Sou o Pão da Vida

Logo depois que Jesus alimentou os 5.000, que, se você contar os cônjuges e os filhos, poderia ter sido mais de 15.000 ou mais, eles o seguiram, mas não pelo motivo correto, então “Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” João 6:26
Eles só queriam mais pão para o estômago, então Jesus disse: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. João 6:27, e “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” João 6:35
Isso é Pão para a Vida Eterna.

Eu Sou a Luz do Mundo

Com os fariseus e outros líderes religiosos por perto, Jesus disse: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12.
Para aqueles que não acreditam, acabam não percebendo que estão andando na escuridão e nos caminhos de seu pai o Diabo.
A Luz de Cristo nos tira das trevas.

Eu Sou a Porta

Eu Sou A Porta ou o Bom Pastor, “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7.”
No passado e raramente ainda hoje, as ovelhas eram guardadas em um lugar sem porta, havia apenas um espaço onde o pastor do rebanho deitava nesse espaço bloqueando a passagem, ou seja, o pastor era literalmente a porta.
Qual o objetivo de uma porta? Dar acesso a algo, e Jesus veio nos dar acesso a Eternidade, tornando-se literalmente uma porta de acesso.

Eu Sou o Bom Pastor

Pouco depois de dizer que Ele era a porta, Ele então acrescenta: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
As ovelhas são indefesas sem o pastor porque o pastor leva-as a pastagens verdes, leva-os as águas tranquilas (Salmo 23) porque as ovelhas são facilmente amedrontadas pela água em movimento, mas este Pastor diz voluntariamente: “Deixo minha vida pelas ovelhas” (João 10:15).

Eu Sou a Ressurreição

Como Jesus trouxe pessoas dentre os mortos, ele poderia dizer com autoridade:
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25,26
Marta e Maria, as Irmãs de Lázaro, acharam esta afirmação verdadeira, embora Jesus falasse daqueles que têm a vida eterna crendo Nele. Após essa vida e morte, eles, e nós que confiamos em Cristo, viveremos novamente. Jesus fez esta pergunta há 2.000 anos; “Você acredita nisso?”

Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Jesus, dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6), estava declarando que Ele não era uma opção dentre vários caminhos existentes, mas o único caminho (Atos 4:12).
Ele também é “A Verdade”, não “uma verdade” ou “ter a verdade”, e sabemos que Ele estava cheio de graça e verdade (João 1:14). Graça sem verdade pode levar a uma licença para pecar, mas a verdade sem graça pode acabar por ser legalista. Jesus, como “A Verdade”, significa que é sincero em tudo o que Ele diz.
Finalmente, Jesus diz que Ele é a Vida, o que significa que Ele é a Ressurreição e a Vida. Podemos ler sobre Lázaro e saber que é verdade. Jesus era o único caminho para a vida para Lázaro, e essa é a verdade, porque não existe outro caminho senão através de Jesus para receber a vida eterna (João 6:44).

Eu Sou a Videira

A videira era simbólica do antigo Israel. Tanto que foi gravado no templo e outros lugares diferentes. Israel deveria ser uma videira frutífera, no entanto, Jesus, como a videira, é a única maneira em que um ramo pode produzir frutos.
Sem permanecer em Cristo, a verdadeira videira, não podemos fazer nada. Ele é a fonte do fruto dos nossos ramos, mas, a menos que permaneçamos nele, não há mais uso para o ramo (João 15:6), no entanto:
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15:7,8
Observe que a prova que somos Seus discípulos é dar “muitos frutos”. Este fruto é suportado de muitas maneiras diferentes (Mateus 25: 34-39; Tiago 1:27), mas pouco ou muito, deve haver frutos. Caso contrário, não há permanência na “Vinha”, Jesus Cristo.

Conclusão

João acrescenta ainda mais um “Eu Sou”, do Livro do Apocalipse, onde escreveu sobre ver Jesus;
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; Apocalipse 1:17
Algum dia glorioso, veremos que Jesus “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7 e não há erro sobre quem Ele é.
É por isso que a terra vai chorar quando o vêem. Eles conhecem o Dia do Juízo … o Dia do Juízo do Grande EU SOU, que declara; “Eu sou o Alfa e o ômega”.
Isso significa que hoje é o melhor dia para confiar em Cristo se você ainda não o fez (2º Cor 6:2). Não demore porque Ele poderia retornar no próximo minuto … e até lá, já seria tarde demais (Ap 20: 12-15).
Fonte: What Christians Want to Know
Bíblia Comentada
Molts petons!!! Bon dia! Hasta!!! Sigam-me os bons:



*** @meninarosa ***@rosaalberti*** Store menina rosa *** Instagram *** Instagram2


 Facebook *** Flickr *** Micro-contos da menina *** Tumblr1 *** Tumblr2
Parcerias e divulgação: albertirosaoficial@gmail.com

Nenhum comentário:

Pin It button on image hover