segunda-feira, dezembro 21, 2015

Natal 2015 - Família - Caganer

No ano passado, em dezembro para ser mais exata, havia comentado com minha tia Montse que gostaria muito de ter um caganer (se pronuncia Caganê). Porém, como é da Espanha, ficaria caro...no Brasil não há...o euro...o dólar...tuuuuudo em alta... #comofaz ?
Ou seja, ficamos apenas namorando um e outro pela internet.
Quando a prima do meu pai, Assumpta Pla Albertí comentou que nos presentearia!
(Pensem numas pessoas felizes como pintinhos no lixo!!!)

A tradição:

Com o Natal prestes a chegar, não dá pra deixar de comentar algumas das peculiaridades presentes na tradição catalã dessa época.
Principalmente porque algumas delas, tão típicas e naturais por aqui, podem parecer bastante cômicas para nós. Nesse sentido, gostaria de destacar a figura do Caganer.
Tradicionalmente um simples agricultor com um gorro vermelho típico catalão e um cachimbo na boca, sua comicidade está no fato de ele estar agachado, “fazendo suas necessidades”, e ainda, (ou justamente por isso) representar um símbolo da fertilidade e da sorte e alegria para o ano.
A origem do caganer não é certa. Mas, aparentemente, sua simbologia remete ao fato de que suas necessidades seriam uma ótima fonte de fertilidade para a terra.
A própria igreja católica aceita com bom grado a figura do caganer, sendo, inclusive, um personagem quase essencial dos presépios de Natal catalães. Sua ausência pode até trazer mau agouro para o próximo ano. 
Atualmente o caganer segue como uma forte tradição no natal catalão. No entanto, do típico personagem sairam as mais diversas versões que vão de jogadores de futebol, celebridades. 
      


E já que estamos falando de necessidades fisiológicas como símbolo de fertilidade no Natal catalão, vale a pena citar outra figura representativa e na mesma onda “caganer”.
Tió é nada menos que um tronco de árvore pintado com uma carinha feliz e que também leva um gorro típico catalão. Sua função, dar presentes, ou melhor, cagar presentes. Isso mesmo, o tronco também representa, de certa forma, fertilidade através de suas “necessidades”.
Segundo a tradição, as crianças cantam canções navidenhas na noite de natal enquanto golpeam o tronco com bastão, fazendo-o “cagar” presentes, como lembranças, doces, e hoje em dia até presentes de maior envergadura. (Caga tió, avellanes i torró / no caguis arengades, que són massa salades, / caga torronets, que són dolcets, / i també molts regalets!).
Vale a pena lembrar que, em realidade, mais do que na noite de Natal, a tradição de dar presentes é vivida mais fortemente no dia 6 de Janeiro, noite dos 3 reis magos. É para eles que as crianças enviam suas cartas pedindo seu presente, e são eles os que desfilam pelas ruas da cidade no lugar do “Papai Noel da Coca-Cola”.

Amo essa diferença cultural!E você?

Recebi também um doce...não dá ao certo para saber os ingredientes... é bem gorduroso...e uma delícia... foi dividido irmamente..hehehe... 

Ímãs de geladeira com fotos de Blanes, terra do papito e de sua prima, Assumpta e família. 


No cartão, votos de paz e feliz tudo, e um pedacinho da canção citada acima.

E porque não postei no natal passado?
Justamente pelo fato dos Correios do Brasil serem péssimos e de ter chegado apenas no final de Janeiro deste ano.
Então, achei melhor aguardar este natal-me segurei para não postar antes!!! 
Mas, valeu a pena!
Já havia agradecido à Assumpta mas, o faço novamente!!!
Muito obrigada, "primaaaa"! hehehe Amei!Amei! Amei! 
Como sabem, já mudei de residência e já está enfeitando minha decoração de natal. (Não monto presépio, mas aaaamo brinquedos!!!)


E sua família...tem alguma tradição? Sua família é de qual origem?
Vamos tricotaaaar!!!!

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bemdaqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.


Molts petons!!! Bona tarda!!
Hasta!!!

Sigam-me os bons:

@meninarosa *** Store menina rosa *** Instagram ***


 Facebook *** Flickr *** Micro-contos da menina 


Nenhum comentário:

Pin It button on image hover